sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A HISTÓRIA DO EMB-121 XINGU

O Embraer EMB-121 Xingu é um elegante avião turbohélice produzido pela Embraer. O belíssimo design desta aeronave teve como base o EMB 110 bandeirante tendo o mesmo desenho das asas e motor, mas com uma fuselagem completamente nova. Seu primeiro vôo ocorreu em 10/10/1976, entrando em serviço em 20/05/1977, com utilização tanto civil como militar.
Uma versão modificada, mais silenciosa do EMB-121, o EMB-121A1 Xingu II, foi introduzida em 04/09/1981 com um motor mais potente (PT6A-135), e uma outra versão com fuselagem ligeiramente mais espaçosa (EMB-121B (Xingu III), com motores PT6A-42, não chegou a ser produzida em série.
Ao final da produção do modelo, em agosto de 1987, a Embraer havia produzido 106 unidades, sendo que 51 foram exportados. 
Atualmente a Força aerea francesa tem o maior número de EMB-121 em atividade, com 43 aviões em serviço.
Este projeto próprio de aeronave pressurizada da EMBRAER, principalmente os detalhes técnicos relativos a tecnologia inovadora da pressurização, foi utilizado como base para dar origem ao modelo turbohélice para transporte de passageiros EMB-120 Brasília, um sucesso de vendas nos principais mercados mundiais.
Na Força Aéra Brasileira, apenas o 6º Eta, sediado na Base Aérea de Brasília, possui EMB-121 Xingu. As 3 aeronaves em operação são utilizadas para transporte de autoridades governamentais e para apoio ao VI Comando Aéreo Regional.




Características Técnicas VU-9 Xingu Motor PT6A-135

  • Tripulação: Piloto e co-piloto (um mecânico também compõe a tripulação básica na Força Aérea Brasileira)
  • Capacidade: 8 POB
  • Comprimento: 12,25m
  • Envergadura: 14,46m
  • Peso Máximo de Rampa: 5.700 kg
  • Peso Máximo de Decolagem: 5.670 kg
  • Peso Máximo de Pouso: 5340Kg
  • Capacidade Total de Combustível: 1720 litros
  • Capacidade Utilizável: 1692 litros
Performance
  • Velocidade Máxima: 251kt
  • VMC (Velocidade Mínima de Controle): 96kt embandeirado e 110kt não embandeirado
  • Vento Cruzado Máximo para pouso e decolagem: 25kt
  • Alcance: 2.278 km (1.230 nm)
  • Teto de serviço: 26.000 ft
  • ESTE EMB-121 XINGU FOI OPERADO PELO TÁXI AÉREO WEISS, AQUI EM MARINGÁ FAZIA O VÔO DE MALOTE AINDA NO ANTIGO GASTÃO VIDIGAL E COMEÇO DO SBMG REGIONAL.

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