quarta-feira, 2 de março de 2011

TRAGÉDIA COM O LEARJET DOS MAMONAS ASSASSINAS COMPLETA 15 ANOS!

JÁ FAZ 15 ANOS QUE O LEARJET 25 QUE TRANSPORTAVA O GRUPO MAMONAS ASSASSINAS CHOCOU-SE  NA SERRA DA CANTAREIRA.
NESSES ANOS MUITO SE FALOU SOBRE O ACIDENTE, ALGUNS JORNAIS CHEGARAM AO ABSURDO DE PUBLICAR QUE  DINHO O VOCALISTA ESTAVA NOS COMANDOS DO JATO, SENDO ESSA A CAUSA DO ACIDENTE MAS SEM NENHUMA BASE.

SEGUE ABAIXO UM TRECHO DO RELATÓRIO FEITO PELO CENIPA:
  • Histórico do Acidente 
O PT-LSD era uma aeronave Lear Jet, modelo LR-25D, operada pela Madri Táxi Aéreo Ltda., que havia sido fretada com a finalidade de efetuar o transporte de um grupo musical. No dia 01 de Março de 1996, transportou esse grupo de Caxias do Sul para Piracicaba, onde chegou às 15:45hs. No dia 02 de Março, com a mesma tripulação e sete passageiros, decolou de Piracicaba, às 07:10hs, com destino à Guarulhos, onde pousou às 07:36hs. A tripulação permaneceu nas instalações do aeroporto, onde, às 11:02hs, apresentou um plano de vôo para Brasília, estimando decolagem às 15:00hs.

Após duas mensagens de atraso, decolaram às 16:41hs. O Pouso em Brasília deu-se às 17:52hs.

A decolagem de Brasília para Guarulhos ocorreu às 21:58hs. O vôo no FL 410 (nível 41.000 pés - 12.300m), transcorreu sem anormalidades. Na descida, cruzando o FL 230 (23.000 pés - 6.900m), o PT-LSD chamou o Controle São Paulo (APP-SP), passando a receber vetoração radar (orientações do APP SP) para aproximação final do procedimento de descida Charlie 2, ILS da pista 09R do Aeroporto de Guarulhos (SBGR). Sem estabilizar na aproximação final, a aeronave prosseguiu até atingir um ponto desviado lateralmente para a esquerda da pista, com velocidade de 205Kt (aproximadamente 380Km/h) e a 800 pés (240 m) acima do terreno, quando iniciou a arremetida.

A arremetida foi executada em contato com a Torre, tendo a aeronave informado que estava em condições visuais e em curva pela esquerda, para interceptar a perna do vento. A Torre orientou a aeronave para informar ingressando na perna do vento no setor Sul.

No setor Norte de SBGR, a aeronave confirmou à Torre estar em condições visuais.

Após algumas chamadas da Torre, a aeronave respondeu e foi orientada a retornar ao contato com o APP SP para separação de seu tráfego VFR (Regras de Vôo Visuais) com outros dois tráfegos IFR (Regras de Vôo por Instrumentos). Voando em condições visuais, o PT-LSD foi orientado a permanecer na proa em que se encontrava. Às 23:16hs, o PT-LSD chocou-se com obstáculos a 3.300 pés, no ponto de coordenadas 23º25'S/046º35'W. Em conseqüência do impacto, a aeronave foi destruida e todos os ocupantes morreram no local.
LEARJET 25D SEMELHANTE AO DO ACIDENTE

7 comentários:

  1. Só uma correçao, o controle apos informado da arremetida do PTLSD reportou ao piloto, que realizasse uma curva a direita, mas o piloto nao copiou e fez uma curva a esquerda. Após perceber que a aeronave foi para a esquerda o controle chamou mais tres vezes a aeronave e pediu um auxilio a um aviao da VARIG que estava em espera para que reportasse se estava avistando a aeronave, e foi informada de uma fumaça preta e indicios de incendio...

    Uma curiosidade, todas as fotos do aviao PT-LSD nao se encontram mais, foram destruidas, a indicios tb que a empresa que arrendou a aeronave ao grupo, seria uma empresa fantasma, que funcionava sob lavagem de dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. É PEDRO, REALMENTE NÃO ENCONTREI FOTOS E REGISTROS DO LSD, VLW PELA OBSERVAÇÃO, MAS COMO EU DISSE É UM TRECHO DO RELATORIO DO CENIPA O RELATORIO NA INTEGRA É MUITO EXTENSO, DEIXEI APENAS O PONTO FUNDAMENTAL!

    UM ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
  3. pow cara foi uma encrivel perda para o mundo inteiro mas fazer o k so lamentar e saber ki eles marcaram para sempre as nossas vidas

    ResponderExcluir
  4. maonas assassinos fiseram o maior sucesso do mundo. sou muito fã saudadessss.

    ResponderExcluir
  5. O piloto tinha poucas horas de vôo, portanto mto inexperiente para conduzir um learjet e deu no que deu, nessa grande fatalidade! Lamentável...

    ResponderExcluir
  6. so uma coorecao a aeronave nao era o PT-LSD ( learjet 25)
    era um CESSNA CITATION I como voce pode ver no video em que eles brincam sobre o aviao.
    o PT-LSD tmb se acidento mais foi apos a decolagem por causa de uma falha no balanceamento de combustivel
    espero ter ajudado.
    flw :)

    ResponderExcluir
  7. olá lucas!
    realmente foi o learjet! tem laudos e tudo mais.....
    O citation I que vc se referiu foi um que tbm deu problemas e foi em 1995!
    o learjet que caiu por balanceamento foi em 2007 segue um link : https://www.youtube.com/watch?v=mMkHhVOA_28!

    ResponderExcluir