sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PERIGO NA FINAL : PILOTOS RECLAMAM DE LASER NAS PROXIMIDADES DO SBMG!




Você já deve ter visto canetas com laser em jogos de futebol. Agora, elas estão sendo apontadas para aviões. Quem faz, acha que é brincadeira. 
Para os pilotos, é um risco. Quem se diverte assim, pode ser preso por atentado ao transporte aéreo.
Parecem brinquedos inocentes, mas são capazes de grandes estragos se usadas inadequadamente. Só no ano passado, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) registrou 60 ocorrências envolvendo o uso das ponteiras a laser perto de aeroportos, apontadas para aviões em procedimento de pouso ou decolagem.
O Cenipa emitiu um alerta aos pilotos sobre a interferência do raio laser verde. Em um documento de divulgação operacional, um piloto relatou que teve a aproximação de pouso no aeroporto de Londrina, no norte do Paraná, prejudicada pelo laser que vinha de uma área descampada.
Aqui no sbmg  na noite de quinta um piloto da azul do voo 4125 informou a torre que nas proximidades do aeródromo foi surpreendido por um feixe de laser quando já estava iniciando a aproximação para a pista 10.
O piloto disse que infelizmente também foi alvo dessa "brincadeira" no aeroporto de campinas, ele acabou solicitando até uma patrulha da fab para descobrir os autores dos lasers.
O problema é que esse tipo de luz pode atrapalhar pousos e decolagens, porque tem um alcance de 300 metros. De acordo com as leis brasileiras, quem for apanhado em flagrante apontando um laser para um avião, pode ser preso e enquadrado no crime de atentado contra o transporte aéreo, o que pode dar de dois a cinco anos de prisão. Em caso de acidente aéreo, o Código Penal prevê 12 anos de cadeia.
Segundo o controlador da torre, outros pilotos também reportaram o laser nas proximidades do sbmg em outros dias o que torna o fato gravíssimo.

2 comentários:

  1. e eu achando que por aqui (devido a distancia do aero) não teríamos esse tipo de problema =/

    ResponderExcluir
  2. Este laser partiu da Rua Arthur Thomas pois eu moro nesta rua e vi apontando este laser na direcao dos edificios localizados na Av Tiradentes e pela trajetoria saiu de algum apartamento localizado na Arthur Thomas, eu irei prestar mais atencao da proxima vez e tentar localizar a procedencia e eu mesmo farei a denuncia para a POLICIA

    ResponderExcluir