sábado, 14 de maio de 2011

Esquadrilha da Fumaça comemora seus 59 anos


O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) completa, neste sábado (14/5), 59 anos de existência. Como parte integrante das comemorações, a Esquadrilha da Fumaça, como é carinhosamente conhecida, fez uma apresentação especial ao público na Academia da Força Aérea (AFA) às 16h30.


Ao longo de sua trajetória, a  Esquadrilha da Fumaça já realizou 3448 demonstrações, sendo 261 no exterior. Países como Alemanha, Argentina, Bolívia, entre tantos outros, já puderam apreciar a destreza e as manobras dos “fumaceiros”, reconhecidos como “embaixadores do Brasil no céus”.


A Esquadrilha da Fumaça é formada por treze pilotos, que se revezam em sete posições de voo a cada demonstração. Toda apresentação conta com 7 aeronaves. Quando não há aeronave de apoio, ou seja, em circuitos breves, a equipe se desloca normalmente com 16 militares, sendo 8 pilotos (Oficiais) e 8 mecânicos (Suboficiais e Sargentos). Apenas um dos pilotos não participa da demonstração, pois fica responsável pela locução, juntamente com um auxiliar (mecânico).


Os pilotos, formados na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, interior de São Paulo,  podem se candidatar para ingressar no Esquadrão após completar 1500 horas de voo, sendo 800 delas como instrutores de voo da AFA. Além disso, para fazer parte do grupo, o oficial deve ser voluntário e precisa ser aprovado por um Conselho Operacional, composto por todos os oficiais do Esquadrão.


A tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça tem duração de 35 minutos, na qual são exibidas aproximadamente 22 sequências de manobras (equipe) com 55 acrobacias (individuais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário