CESSNA 208 CARAVAN
Motivada pela obsolescência das aeronaves deste nicho de mercado, a Cessna iniciou o desenvolvimento da aeronave. Logo despertou o interesse da empresa de correios americana Federal Express (Fedex),
o primeiro grande cliente do avião.
Na época a Cessna só visualizava para sua aeronave, tarefas utilitárias com um peso de decolagem em torno dos 3.200Kg. Logo isso mudou com a intenção da Federal Express em adquirir 30 aeronaves e 70 opções para o transporte de cargas, entretanto a FEDEX não se contentava com o peso de decolagem em 3.200kg, então a Cessna aumentou o peso maximo do Caravan para 3.600kg é que ainda poderia ser aumentado com um pod ventral em baixo do avião que passaria de 7,2m3para 9,6m3.
A aeronave é usada em localidades com pouco volume, alimentando linhas com aeronaves maiores. O Caravan voou pela primeira vez em 08/12/1982. O primeiro modelo de produção foi denominado 208A. Uma versão alongada voou pela primeira vez em 86 e recebeu a designação 208B.
Na época a Cessna só visualizava para sua aeronave, tarefas utilitárias com um peso de decolagem em torno dos 3.200Kg. Logo isso mudou com a intenção da Federal Express em adquirir 30 aeronaves e 70 opções para o transporte de cargas, entretanto a FEDEX não se contentava com o peso de decolagem em 3.200kg, então a Cessna aumentou o peso maximo do Caravan para 3.600kg é que ainda poderia ser aumentado com um pod ventral em baixo do avião que passaria de 7,2m3para 9,6m3.
A aeronave é usada em localidades com pouco volume, alimentando linhas com aeronaves maiores. O Caravan voou pela primeira vez em 08/12/1982. O primeiro modelo de produção foi denominado 208A. Uma versão alongada voou pela primeira vez em 86 e recebeu a designação 208B.
No Brasil
Oferecido para a Força Aérea Brasileira, o Caravan I foi rejeitado como aeronave de carga por sua pequena autonomia e por ser uma aeronave monomotora (a operação sobre a amazônia seria perigosa, pois em caso de falha do motor não existem locais de pouso alternativos). Mas foi aceito como aeronave orgânica do Centro de Lançamento de Alcântara.
Durante sua operação, verificou-se que a aeronave é extremamente confiável, robusta, fácil de operar e manter, o que levou a compras adicionais do modelo. A aeronave opera com facilidade em pistas de terra ou precárias, mostrando-se uma alternativa aos maiores Bandeirantes para o transporte de pequenos volumes, como aeronave de ligação ou pequena quantidade de passageiros. Estas características se mostraram ideais para as necessidades da FAB que adquiriu mais aeronaves para integrar algumas unidades aéreas (1º ETA, 7º ETA e 2º/6º GAv) e outras organizações militares como aeronave orgânica.
A FAB possui em operação 7 aeronaves Caravan (208A) e 10 aeronaves Grand Caravan (208B), estas aeronaves receberam a designação C-98 e C-98A.
Especificações Grand Caravan:
Turbina
Velocidade de cruzeiro
(10.000 ft)
(10.000 ft)
184 kt (341 km/h);
Teto operacional
23.700 ft (7.224 m);
Alcance
incluindo decolagem, subida, descida, pouso e 45 minutos de reserva à potência máxima de cruzeiro
incluindo decolagem, subida, descida, pouso e 45 minutos de reserva à potência máxima de cruzeiro
907 nm (1.679 Km);
Velocidade de subida
975 ft/min (297 m/min);
Decolagem
nível do mar - condições ISA
nível do mar - condições ISA
1.365 ft (416 m);
Pouso
nível do mar – condições ISA
nível do mar – condições ISA
950 ft (290 m);
Peso máximo de decolagem
8.750 lb (3.985 kg);
Peso vazio básico
4.285 lb (1.944 kg);
Máxima carga útil
4.500 lb (2.041 kg);
Dimensões externas
- Envergadura
52,1 ft (15,9 m);
- Altura total
15,5 ft (4,7 m);
15,5 ft (4,7 m);
- Comprimento total
41,6 ft (12,7 m);
41,6 ft (12,7 m);
Dimensões e capacidade da cabine
- Altura
4,3 ft (1,3 m);
- Largura
5,2 ft (1,6 m);
- Comprimento
(cabine pressurizada) 16,7 ft (5,1 m);
- Volume
340 ft3 (9,6 m3);
- Número máximo de passageiros
9;
- Número mínimo de tripulantes
1;
Cargo pod (bagageiro externo)
- Limite de carga
1.090 lb (494 kg);
- Volume
111,5 ft3 (3,2 m3);
Capacidade de combustível
335 gal (2.248 lb).
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